terça-feira, 16 de março de 2010

Cresce o uso de redes sociais por grupos que promovem violência e ódio, diz estudo.


O uso de redes sociais como Facebook, Twitter e YouTube por militantes e grupos que promovem o ódio cresceu quase 20% no ano passado, segundo estudo do Centro Simon Wiesenthal, com sede em Israel, divulgado nesta segunda-feira (15).

O estudo foi feito com base em pesquisas realizadas pelo centro e dicas do público.

Segundo a pesquisa, atualmente mais de 11,5 mil redes sociais, sites, fóruns e blogs promovem violência, antissemitismo, homofobia, músicas de ódio e "terrorismo", em relação aos 10 mil registrados um ano antes, explicou o rabino Abraham Cooper, vice-reitor do centro de estudos que pesquisa grupos de ódio na internet desde 1995.

- Os números provavelmente são, no fim das contas, maiores do que isso. [O número] deveria ser visto como uma estimativa para baixo.

Extremistas na internet também costumam operar sozinhos em vez de fazerem parte de um grupo, informou o grupo de direitos humanos batizado em homenagem ao caçador de nazistas Simon Wiesenthal.

Em relação à importância do estudo, a congressista Carolyn Maloney, do Estado americano de Nova York, disse que as palavras podem matar.

- Embora ensinemos às nossas crianças que palavras não doem, isso não é sempre verdade. Terrorismo e intolerância começam com palavras, mas podem virar ações.

Nenhum comentário: