quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Presidente afegão toma posse em meio a polêmica.


O presidente afegão Hamid Karzai, reeleito em uma votação polêmica, tomou posse nesta quinta (19) para um novo mandato de cinco anos e convidou o principal rival político, o ex-chanceler Abdullah Abdullah, a formar um governo de unidade nacional.

A cerimônia aconteceu em meio a importantes medidas de segurança e na presença de 800 convidados, 300 deles autoridades estrangeiras, com destaques para o presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, e para a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

No discurso de posse, transmitido ao vivo pela televisão, Karzai afirmou que acabará com a "cultura da impunidade" no Afeganistão e disse que aprendeu com os erros.

O presidente afegão se comprometeu ainda a intensificar a luta contra a produção e o tráfico de drogas. Também disse que as tropas afegãs poderão assumir no prazo de cinco anos a segurança do país, que estão desde o fim de 2001 sob o comando das tropas internacionais lideradas pelos Estados Unidos.

O próprio Karzai deve dar posse aos dois vice-presidentes, dois ex-senhores da guerra de reputação controversa, Karim Jalili e, sobretudo, o "marechal vitalício" Mohammed Qasim Fahim, acusado de violações dos direitos humanos e de tráfico de drogas.

Hamid Karzai foi reeleito em um processo eleitoral marcado por muitas fraudes no primeiro turno, em 20 de agosto, e pela desistência de Abdullah Abdullah antes do segundo turno, que aconteceria no início de novembro.

Nenhum comentário: