sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Fifa recebe pedido da Irlanda para outro jogo contra França.


A Fifa recebeu nesta quinta-feira (19) uma carta da FAI (Federação Irlandesa de Futebol) solicitando oficialmente a repetição da partida entre Irlanda e França, válida pela repescagem das eliminatórias europeis para a Copa do Mundo de 2010, após o toque de mão do atacante francês Thierry Henry no gol que deu a classificação aos franceses.
A assessoria de imprensa da Fifa confirmou o recebimento, sem precisar o prazo para uma eventual decisão. A FAI cita como precedente a decisão da Fifa que anulou, em 2005, o resultado da partida entre Uzbequistão e Bahrein "baseada em um erro técnico do árbitro do jogo".
Um funcionário da Fifa explicou à agência AFP que o caso da partida entre França e Irlanda é diferente do que ocorreu no jogo entre Bahrein e Uzbequistão.

A situação é muito diferente. No caso de Bahrein-Uzbequistão, o árbitro viu o que ocorreu e não aplicou corretamente a regra.
Nessa partida, um atleta do Uzbequistão entrou na área no momento da cobrança de um pênalti por um de seus companheiros, e o árbitro deu falta para o Bahrein, em vez de mandar repetir a cobrança.Até o ministro da Justiça da Irlanda, Dermot Ahern, entrou na polêmica, defendendo a repetição do jogo.- Se a partida não for repetida, a Fifa estará dizendo a nós: 'trapaceiem, e ganharão'. Todo mundo viu a mão de Henry.
De acordo com comunicado da Federação Irlandesa, houve um "grosseiro equívoco do juiz no toque de mão voluntário de Thierry Henry", que ocasionou o gol de empate e a eliminação da Irlanda.
- Este grosseiro equívoco do juiz prejudicou a integridade do esporte, e pedimos agora à Fifa, como instância mundial de nosso esporte, que ordene a realização de um novo jogo contra a França.
Segundo a FAI, "a prova absoluta trazida pelo vídeo do toque de mão voluntário de Thierry Henry, que permitiu o gol da França na prorrogação, foi vista por milhões de pessoas em todo o mundo".
A França se classificou para a Copa do Mundo com um empate por 1 a 1, na prorrogação do jogo de volta da repescagem disputado no Stade de France, e que terminou com a vitória irlandesa, por 1 a 0, no tempo regulamentar.
Os franceses haviam vencido a partida de ida, em Dublin, por 1 a 0, o que levou à prorrogação.
A Irlanda abriu o placar com Robbie Keane, aos 33min, mas William Gallas marcou aos 13min do primeiro tempo da prorrogação, após o toque de mão de Henry.

Nenhum comentário: