quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Copa do Mundo não tem estreantes pela primeira vez na história.


Pela primeira vez em 19 edições, uma Copa do Mundo não terá nenhhuma equipe estreante. O último novato eliminado, que poderia fazer o debute no Mundial da África do Sul, foi a Bósnia, derrotada nesta quarta-feira (18) por Portugal, na repescagem das eliminatórias europeias.

Antes disso, o Bahrein havia desperdiçado a chance de estrear em Mundiais com a derrota para a Nova Zelândia, no sábado (14), pela repescagem entre o vencedor da Oceania e o quinto colocado da Ásia.

As novidades em 2010 serão a Eslováquia, que primeira vez disputa a competição como uma nação independente, e a Sérvia, que estreia na condição de país “isolado”.

Um dos países que nasceram na década de 1990, na derrocada dos regimes comunistas do Leste Europeu, a Eslováquia esteve presente apenas nos tempos em que pertencia à Tchecoslováquia, país que foi duas vezes vice-campeão: em 1934, perdendo para a Itália, na Itália, e 1962, no Chile, quando caiu diante do Brasil.

Para efeito das estatísticas históricas, no entanto, a Fifa considera tanto a República Tcheca como a Eslováquia como herdeiras das participações da Tchecoslováquia. A seleção conseguiu sua vaga na fase de grupos das eliminatórias europeias.

O caso da Sérvia é igual. O país que surgiu depois da separação da antiga Iugoslávia já disputou a Copa de 2006, na Alemanha, como Sérvia e Montenegro. Na época, a nação já tinha até se separado de Montenegro.

Dos participantes, a seleção que estava ausente há mais tempo é a Coreia do Norte, que disputou o Mundial pela última vez em 1966, na Inglaterra. Na ocasião, eles surpreenderam, com uma vitória sobre a Itália e a classificação para as quartas de final, quando perderam para Portugal por 5 a 3, depois de abrir vantagem de 3 a 0.

Nenhum comentário: