segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Bolt e Sanya Richards são eleitos atletas do ano pela segunda vez.


Os velocistas Usain Bolt e Sanya Richards foram escolhidos neste domingo (22) os melhores atletas do ano pela IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo, na sigla em inglês).

Os dois receberão o prêmio na noite deste domingo, em cerimônia de gala realizada em Montecarlo, Mônaco. Bolt era favorito absoluto na categoria masculina, mas o mesmo não acontecia em relação às mulheres: além de Sanya, a saltadora russa Yelena Isinbayeva estava entre as cinco indicadas ao prêmio.

Sanya Richards, nascida na Jamaica como Bolt, mas naturalizada norte-americana, conquistou neste ano duas medalhas de ouro no Mundial de Atletismo de Berlim, Alemanha - nos 400 m (tinha sido bronze olímpico em Pequim-2008) e nos 4x400 m.

- Foi muito difícil me tornar campeã mundial. E é um privilégio receber este prêmio, principalmente por causa da qualidade das candidatas. Vou adorar poder participar da festa de gala.

Isinbayeva, recordista mundial do salto com vara, apesar da frustração por não ter vencido a prova no Mundial - nem foi finalista -, conseguiu sua 27ª marca mundial na sequência, ainda em agosto, ao saltar 5,06 m na etapa de Zurique da Golden League.

Bolt voltou a mostrar sua indiscutível superioridade nas provas de velocidade em 2009.

Dono de três medalhas olímpicas de ouro, conquistadas em Pequim-2008, o jamaicano repetiu o feito no Mundial de Berlim, com direito a recordes mundiais nos 100 e 200 m (9s58 e 19s19, respectivamente).

Bolt ratificou sua consagração depois de uma temporada em que começou mal, com um acidente de carro em Kingston, Jamaica, em abril.

- Foi um ano excepcional, principalmente depois do acidente. Agradeço a meu treinador Glen Mills por ter me colocado em forma a tempo de disputar o Mundial.

Esta foi a segunda vez que Bolt e Sanya receberam o prêmio da IAAF. O jamaicano o havia vencido no ano passado. A norte-americana recebeu o prêmio em 2006.

Nenhum comentário: