segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Iaaf nega ter tomado decisão sobre caso de Semenya.


A Iaaf (Associação Mundial de Federações de Atletismo) anunciou nesta sexta-feira (20) que ainda não tomou uma decisão sobre o caso da sul-africana Caster Semenya, campeã mundial dos 800 metros em Berlim. A entidade máxima do atletismo ainda analisa os testes de gênero da atleta, e só depois dirá se ela vai manter a medalha e a premiação em dinheiro conquistadas no Mundial.

A declaração da Iaaf desmente as informações divulgadas na quinta-feira (19) pelo ministério do Esporte da África do Sul. O órgão governamental havia afirmado que a atleta não perderia nem a medalha nem o prêmio.

Semenya teve sua sexualidade questionada ainda durante o Mundial, disputado no mês de agosto, em Berlim. Depois de seus resultados nas eliminatórias, a Iaaf pediu que fossem feitos testes para averiguar o gênero da sul-africana. As suspeitas recaíram sobre ela devido à sua constituição física e à rápida evolução de seus tempos.

Depois do Mundial, quando a Iaaf admitiu que havia feito testes na atleta, parte da imprensa australiana publicou que os resultados mostraram que Semenya, de 18 anos, seria hermafrodita - teria órgãos sexuais masculino e feminino. A informação não foi confirmada pela Iaaf.

De acordo com um porta-voz da entidade máxima do atletismo, os resultados devem ser anunciados em breve. O prazo, entretanto, não foi especificado. A única informação oficial neste sentido é de que não haverá decisão durante a reunião da Iaaf que começou nesta sexta.

Nenhum comentário: