terça-feira, 24 de novembro de 2009

Astronautas do Atlantis terminam última saída espacial.


Astronautas do ônibus espacial americano Atlantis encerraram nesta segunda-feira (22) a terceira e última saída ao espaço de sua missão, executando com sucesso e rapidamente todas as tarefas programadas, informou a Nasa, a agência espacial americana.

Os dois astronautas, Randy Bresnik e Robert Satcher, voltaram à câmara de descompressão da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) antes do horário previsto para a conclusão dos trabalhos, às 17h06 (horário de Brasília).

A caminhada durou 5 horas e 42 minutos, quase uma hora a menos do que o previsto.

Uma falha em uma válvula do mecanismo que permitia Satcher beber em seu traje espacial atrasou a saída em uma hora.

Os astronautas instalaram um tanque de oxigênio de alta pressão na câmara de pressurização Quest, uma tarefa que levou três horas.

Para evitar possíveis problemas de saúde provocados pela descompressão no vácuo espacial, os astronautas costumam passar a noite antes da saída no módulo Quest - um tubo de 5,5 m de comprimento e 4 m de diâmetro -, onde respiram oxigênio puro para eliminar o nitrogênio de seu organismo.

Os astronautas também instalaram uma estrutura destinada a realizar experiências com materiais compostos avançados e eletrônicos, para entender melhor como eles são afetados no longo prazo pelo vácuo do espaço, as variações extremas de temperatura e as radiações solares.

O Atlantis, que entregou 12 toneladas de equipamentos para a ISS, deve deixar a estação nesta quarta-feira (25) para voltar à Flórida, nos Estados Unidos, onde deverá chegar na sexta (27).

A nave vai trazer de volta a astronauta Nicole Stott, que está na ISS desde agosto.

Nenhum comentário: