O ônibus espacial americano Discovery, com sete tripulantes a bordo, se acoplou nesta quarta-feira (7) à Estação Espacial Internacional (ISS), informou um porta-voz da Nasa (agência espacial americana).
Serguei Puzanov, coordenador da Nasa na Rússia, disse que o engate da nave aconteceu no horário previsto, às 3h44 (horário de Brasília). No total 13 tripulantes ficarão juntos na plataforma, sete vindos do Discovery.
Na véspera, a Nasa descartou que um problema na antena do radar do ônibus espacial detectado depois do lançamento, fosse impedir o acoplamento da nave.
Na Discovery, lançada ontem e comandada por Alan Poindexter, viajam o piloto Jim Dutton, os especialistas de missão Rick Mastracchio, Clayton Anderson, Stéphanie Wilson, Doroty Metcalf-Lindenburger e Naoko Yamazaki.
O Discovery levou à ISS um módulo denominado Leonard, que conta com compartimentos especificamente desenhados para os experimentos científicos na estação espacial, além de 1,8 tonelada de equipamentos e produtos básicos para a sobrevivência de seus ocupantes.
A missão de 13 dias do STS-131 prevê três caminhadas espaciais para a substituição de um tanque de amoníaco no exterior do ônibus.
É a primeira vez na história da plataforma que quatro mulheres ficam ao mesmo tempo na estação espacial, já que as três tripulantes do Discovery se juntam a sua colega da Nasa Tracy Caldwell Dyson, que chegou a bordo da Soyuz TMA-18.
Apenas em duas ocasiões anteriores, em 1991 e em 1999, três mulheres coincidiram no espaço. Atualmente, a ISS é tripulada pelo russo Oleg Kotov, comandante do laboratório orbital, o japonês Soichi Noguchi, engenheiro de bordo, e o astronauta da Nasa Timothy Creamer, que chegaram à ISS no final de dezembro. A eles se uniram no domingo passado a astronauta americana Caldwell Dyson e os russos Aleksandr Skvortsov e Mikhail Kornienko, que viajaram para bordo da Soyuz TMA-18. O retorno do ônibus espacial ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, está previsto para as 9h29 (horário de Brasília), do dia 18 de abril.
"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."
Nenhum comentário:
Postar um comentário