quinta-feira, 25 de março de 2010

Ingleses dizem que Facebook gera aumento nos casos de sífilis.


Um relatório publicado em vários jornais ingleses - Telegraph, DailyMail e Sun - nesta quarta-feira (24) revelou que especialistas em saúde ligaram o Facebook a um aumento no número de casos de sífilis, uma DST (Doença Sexualmente Transmissível), no país.

Segundo o jornal The Telegraph, a incidência do vírus cresceu quatro vezes em áreas em que a rede social é mais popular por permitir às pessoas encontrar vários parceiros para encontros casuais.

O professor Peter Kelly, diretor de saúde pública da cidade de Teeside, na Inglaterra, disse que sua equipe encontrou uma relação entre os sites de redes sociais e o aumento no número de casos da doença, principalmente entre mulheres jovens.

- Houve um aumento no número de casos porque as pessoas têm mais parceiros sexuais do que há 20 anos e geralmente não usam camisinhas.

"Menos", disse o blog de tecnologia TechCrunch, que aconselhou as pessoas a “se acalmarem porque o Facebook não causa sífilis”, acrescentando que os dados do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido "são, no mínimo, nebulosas".

Um porta-voz do Facebook disse ao TechCrunch que a ligação entre a rede social e a sífilis “é ridícula” porque os comentários feitos pelo professor “são exagerados e ignoram a diferença entre correlação e causalidade”.

- Como mais de 400 milhões de usuários do Facebook sabem, nossa rede social não é um lugar para as pessoas se encontrarem para fazer sexo casual. É um lugar para amigos, para a família e para colegas de trabalho se conectarem e compartilharem informações.

Nenhum comentário: