terça-feira, 17 de novembro de 2009

Orkut argentino rastreia gosto dos brasileiros para bater rival.






A rede social argentina Sonico (pronuncia-se “sônico”) anunciou nesta terça-feira (17) que vai estudar os gostos e desejos do internauta brasileiro e mudar o seu site a partir dessas informações. A estratégia faz parte de um movimento para que a rede cresça no país.

Para conduzir melhor esse trabalho, Rodrigo Teijeiro, executivo-chefe da empresa, anunciou ainda a abertura de um escritório no Brasil, com oito funcionários. Serão analisados hábitos de consumo, práticas em comunidade e dados demográficos dos brasileiros.




Apesar de ser pouco propagandeado, o Sonico já é popular no Brasil. Dos 43,1 milhões de usuários do site, 9,04 milhões são brasileiros – ou seja, 21% do total, o maior percentual entre os países presentes. Em segundo lugar aparecem os mexicanos (17%), seguidos pelos colombianos (12%). A rede foi lançada em julho de 2007 e sete meses depois já tinha uma versão em português.

A rede social é consideravelmente mais fechada do que o Orkut, sendo difícil xeretar nas informações de pessoas que não sejam conhecidas no “mundo real”. As informações pessoais são exibidas apenas para amigos. O objetivo é que os internautas troquem informações com pessoas que eles já conheçam.

Crescer no Brasil é um grande desafio para o Sonico, que precisa abalar a preferência nacional alcançada pelo Orkut, rede social que recentemente apresentou uma versão remodelada com maior facilidade na navegaçãopara seus mais de 20 milhões de usuários.

O responsável pelo Sonico no Brasil será Alexandre de Freitas, gerente-geral do portal no Brasil.

– Uma maneira de estimular as pessoas a ter contatos reais é oferecer conteúdos melhores. Queremos no Brasil trazer novas experiências por meio de parcerias com empresas para que o site atenda as expectativas do nosso maior público, que é o brasileiro.

Dados do Ibope Nielsen Online indicam que 1,4 milhão de internautas residenciais navegaram pelo menos uma vez no site no mês de setembro. Enquanto isso, 26 milhões de usuários navegaram pelo menos uma vez no Orkut naquele mês.

José Calazans, analista de mídia do instituto, diz que o pico de acesso ao Sonico aconteceu entre os meses de dezembro de 2008 e janeiro de 2009.

– Nessa época, os usuários residenciais chegaram a mais de 2 milhões em cada mês. Isso aconteceu porque foi um período em que a rede social usou um tipo de divulgação conhecido como e-mail marketing [quando a propaganda para a entrada na rede social é enviada para todos os contatos de e-mail de quem já tem perfil no site]. Isso despertou a curiosidade de muita gente.


Nenhum comentário: