sexta-feira, 27 de março de 2009

Levando um fora será?


Filme joga na cara: 'Ele não está tão a fim de você'.

“Ele não me ligou porque não quer compromisso”. “Minha independência o assusta”. “Ele tem medo de sofrer”. “Não quer estragar nossa amizade”. Tudo isso é besteira. Pelo menos de acordo com Greg Behrendt e Liz Tuccillo, autores do livro que agora virou filme, “Ele não está tão a fim de você”, com estreia nos cinemas nesta sexta-feira (27).

Roteiristas do seriado 'Sex and the city', os dois tiveram a ideia de levar para o livro todo aquele blablabla de relacionamentos, mas com graça e se mantendo longe do apelo dos tradicionais livros de auto-ajuda.

Foi sucesso de vendas e agora, com um elenco poderoso, virou filme. Reunindo algumas das atrizes mais requisitadas de Hollywood, a produção traz histórias cotidianas e atuais, tendo como máxima justamente a frase do título. E apesar de fazer questão de escancarar na cara da mulherada a verdade nua e crua, o diretor Ken Kwapis (de “Licença para casar” e “Quatro amigas e um jeans viajante”) opta pela delicadeza e pelo bom humor.

A primeira sequência do longa já mostra o que vem pela frente. Uma menininha de uns 5 anos brinca, feliz, num parquinho. Um garoto pentelho a empurra no chão e diz algo como “você tem cara de cocô”. Humilhada e chorando, ela recorre à mãe, que ensina: “Filha, ele fez isso porque gosta de você”. E aí danou-se. Está criada a geração de mulheres confusas, que não sabem compreender nem lidar com a rejeição.

A rainha em criar desculpas esfarrapadas é a carente e sonhadora Gigi (Ginnifer Goodwin). Ela não desiste de encontrar seu príncipe encantado. Sai com um cara, acha que tudo foi muito bem e espera, quase que desesperadamente, que ele ligue. E quando isso finalmente não ocorre, se ilude achando que ele perdeu seu telefone e aparece “por acaso” no bar que ele frequenta. Numa dessas investidas erradas é que ela conhece Alex (Justin Long), o amigo que não titubeará em explicar claramente e com todas as letras: “se ele não ligou e não te chamou para sair, é porque não está a fim de você”.


Nenhum comentário: