quarta-feira, 7 de abril de 2010

Aplicativo mais falado do iPad foi criado em tempo recorde.

Assim que ficou sabendo do lançamento do iPad, Theodore Grey, autor de Os Elementos: Uma Exploração Visual de cada Átomo conhecido do Universo, livroque explica a tabela periódica, quis transformar sua obra em algo parecido ao livro mágico de Harry Potter.

Mas, para isso ele tinha pouco tempo: aproximadamente dois meses, tempo entre a apresentação do iPad por Steve Jobs, no dia 27 de janeiro, e a chegada do produto às lojas na segunda-feira (5).

O pior de tudo, ele contou ao site Popsci nesta terça-feira (6), é que ele não podia pedir ajuda à Apple por causa da política de confidencialidade da empresa.

A tarefa era muito complicada para pouco tempo: traduzir informações e fotos de seu livro em um aplicativo multimídia, um verdadeiro e-book (livro digital) que precisava de muito mais material do que o livro tradicional que ele havia escrito.

Da mesma forma que o livro de Harry Potter traz fotos com movimento, no aplicativo de Gray as fotos se movem e contam alguma história. As fotos de objetos saltam da tela e podem ser vistas de vários ângulos.

Para isso, o escritor precisou preparar vídeos, simulações, objetos virtuais em 3D e por aí vai. O problema é que esse tipo de mídia é muito caro e leva muito tempo para ser criada.

Só a versão impressa do livro tinha mais de 500 fotos de objetos que representam os atuais 118 elementos da tabela periódica. Para deixar esse material parecido com o livro mágico de Harry Potter cada uma das fotos dos elementos precisava ser transformada em 3D, para que eles pudessem ser girados no espaço.

Junto com outros três profissionais, Gray precisou tirar 720 fotos de 15 megapixels para que cada objeto pudesse ser manipulado em três dimensões. Resultado: ao final do trabalho, sua equipe tinha reunido quase um milhão de fotos de 500 objetos por meio de uma dúzia de câmeras digitais de última geração.

Segundo o escritor, não foi fácil transformar um terabyte de imagens em um aplicativo que permite rotar 500 objetos diferentes. Para complicar ainda mais o problema, os softwares PhotoShop e InDesign não permitem esse tipo de transformação.

Gray teve então que usar o software Mathematica, uma das mais conhecidas plataformas de computação, que é muito usado quando não existe um jeito tradicional para resolver um problema.

Em apenas sete dos 60 dias disponíveis ele e a designer Ann Grafelman conseguiram projetar as 118 páginas do livro digital, que resultaram em 1,9 gigabyte de material multimídia.

Embora o autor ache que só conseguiu deixar o livro digital "apenas 98% mágico", segundo ele próprio o aplicativo para o iPad já é um sucesso de crítica de vendas.

Veja, no YouTube,
vídeo (em inglês) que mostra como ficou o aplicativo.

Fonte : R7

Nenhum comentário: