terça-feira, 16 de março de 2010

Serviços de telefonia são campeões de reclamações também no Twitter.


Os serviços de telefonia são os que recebem maior número de reclamações de usuários brasileiros pelo Twitter, seguidos pelos produtos de informática e os celulares. A informação é de um levantamento feito pela consultoria E.Life, que analisou os posts com a expressão "#fail", muito usada pelos internautas quando algo não tem o desempenho esperado, seja um produto ou serviço ou até situações da vida.

No período entre 1º de janeiro e 10 de março foram registradas 2.769 mensagens com reclamações sobre operadoras de telefonia, tanto fixa quanto celular. A consultoria diz que a insatisfação estava relacionada ao atendimento, à cobertura do sinal e ao preço do serviço. No ranking de reclamações fundamentadas do Procon-SP, os serviços de telefonia também são campeões de reclamações.

Enquanto isso houve 1.745 posts sobre falhas de informática, principalmente problemas com "sistemas operacionais e programas que param de funcionar ou forçam a interrupção do trabalho e perda de informações", diz o estudo.

– Um aspecto importante nessa categoria é que os usuários fazem comparações sobre funções, licenças, versões, lançamentos de diferentes marcas de softwares ou sistemas operacionais, por exemplo.

Na terceira posição aparecem os aparelhos celulares, com 956 ocorrências – a maioria sobre os smartphones. A primeira categoria "não tecnológica" da lista é a de supermercados, com 831 mensagens de reclamação sobre aspectos como filas, problemas de conservação, marcas próprias e comparações entre produtos mais caros. A lista segue com alimentos, eletroeletrônicos, provedores de internet, bancos seguradores e cartões, TV a cabo e companhias aéreas.

No total, mais de 1.350.000 tweets com #fail com reclamações sobre produtos e serviços foram registrados – 165 empresas foram citadas.

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