Os serviços de telefonia são os que recebem maior número de reclamações de usuários brasileiros pelo Twitter, seguidos pelos produtos de informática e os celulares. A informação é de um levantamento feito pela consultoria E.Life, que analisou os posts com a expressão "#fail", muito usada pelos internautas quando algo não tem o desempenho esperado, seja um produto ou serviço ou até situações da vida.
No período entre 1º de janeiro e 10 de março foram registradas 2.769 mensagens com reclamações sobre operadoras de telefonia, tanto fixa quanto celular. A consultoria diz que a insatisfação estava relacionada ao atendimento, à cobertura do sinal e ao preço do serviço. No ranking de reclamações fundamentadas do Procon-SP, os serviços de telefonia também são campeões de reclamações.
Enquanto isso houve 1.745 posts sobre falhas de informática, principalmente problemas com "sistemas operacionais e programas que param de funcionar ou forçam a interrupção do trabalho e perda de informações", diz o estudo.
– Um aspecto importante nessa categoria é que os usuários fazem comparações sobre funções, licenças, versões, lançamentos de diferentes marcas de softwares ou sistemas operacionais, por exemplo.
Na terceira posição aparecem os aparelhos celulares, com 956 ocorrências – a maioria sobre os smartphones. A primeira categoria "não tecnológica" da lista é a de supermercados, com 831 mensagens de reclamação sobre aspectos como filas, problemas de conservação, marcas próprias e comparações entre produtos mais caros. A lista segue com alimentos, eletroeletrônicos, provedores de internet, bancos seguradores e cartões, TV a cabo e companhias aéreas.
No total, mais de 1.350.000 tweets com #fail com reclamações sobre produtos e serviços foram registrados – 165 empresas foram citadas.
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