sexta-feira, 12 de março de 2010

Saiba tudo sobre a ração humana.


Do R7

A ração humana virou febre entre as pessoas que querem emagrecer. Não é por menos. A mistura de cereais que promete afinar a silhueta possui inúmeros benefícios, como explica a nutróloga Flávia Pinho, do Espaço Stella Torreão.

- Como é rica em fibras, o consumo regular da fórmula sacia a fome, auxilia no funcionamento do intestino e inibe a absorção de gorduras e açúcares pelo organismo, além de reduzir o colesterol. O composto também possui vitaminas e antioxidantes.

Além disso, a ração ainda é rica em cafeína, que estimula o metabolismo.

- Diferente de outras dietas, que tendem a deixar a mulher cansada, a mistura dá energia de sobra.

Restrições: prós e contras da ração humana
A nutróloga diz que a ração não é um alimento completo e por isso, não pode ser usado como substituto de refeições a longo prazo. A pessoa que fizer isso vai apresentar carência de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais.
Outro fator negativo: em excesso, pode gerar flatulência por causa do elevado teor de fibras.
- Pessoas sensíveis aos componentes da fórmula também podem ter insônia se consumirem o produto após as 16h ou intolerância gástrica (azia) em decorrência da presença de cafeína no produto.
Indivíduos hipertensos, com problemas cardíacos ou gástricos devem preparar a mistura em casa, sem guaraná em pó. Gestantes podem tomar desde que não apresentem nenhuma alergia ou intolerância a nenhum ingrediente da ração. Já diabéticos, não podem ingerir rações que contenham açúcar ou cacau.
Ração humana engorda ou emagrece?

A princípio, a ração emagrece devido a todos os benefícios citados acima. Porém, Daniela Nesadal, nutricionista da Clínica Saint Martin, alerta para uma questão pouco lembrada, como por exemplo, o efeito contrário da mistura:

- Como a ração é muito calórica, se ingerida em grande quantidade, pode engordar. Mesmo na quantia certa, se o restante da dieta estiver desbalanceado em termos de calorias, a pessoa também engordará.

A nutricionista explica que após o emagrecimento, a ração pode continuar no cardápio. Ela oferece nutrientes importantes e é um alimento muito saudável.

- O peso será mantido se o valor calórico diário para manutenção de peso for atingido e nunca ultrapassado, independente do uso ou não da ração na dieta.

Como tomar?

Flávia diz que devem ser consumidas duas colheres de sopa batidas com leite de soja light ou leite desnatado. Em ambas as misturas, pode acrescentar uma fruta.

- Para que o consumo da ração gere emagrecimento, ela deve substituir uma refeição: ou o desjejum, ou o jantar.

Nenhum comentário: