segunda-feira, 16 de novembro de 2009

São Paulo ou Flamengo: 90% de chances de um dos dois ficar com o título nacional.

Após a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, os números mostram que a disputa do título ficou restrita a São Paulo e Flamengo. O Tricolor Paulista tem 50% de possibilidade de ser campeão contra 40% dos rubro-negros de acordo com o matemático Tristão Garcia. A chance de o vencedor ser conhecido apenas na última rodada não mudou muito, ficando em 82%, uma queda quase irrisória, já que há uma semana o percentual estava em 83%.

- O Flamengo diminuiu o favoritismo do São Paulo, pois 50% é o limite. O time rubro-negro fez a diferença ao vencer dois jogos fora. Agora, cabe aos tricolores fazerem o mesmo para diminuir a pressão. Em um campeonato de líderes fracos, a equipe carioca tem uma boa chance de quebrar essa hegemonia paulista - analisou Tristão Garcia.

O Palmeiras depende de um milagre para mudar esse panorama. As suas chances caíram de 24% na última rodada para apenas 7% por causa do empate em casa diante do Sport. O Verdão fica em desvantagem para o Fla por ter apenas mais um jogo no Palestra contra dois dos adversários no Maracanã.

Em relação ao São Paulo, o caminho teoricamente mais difícil da equipe alviverde é o grande problema. Os dois jogam fora contra o Botafogo. Tudo igual até aí. Mas o adversário em casa do Palmeiras é o Atlético-MG, na luta por uma vaga na Libertadores, enquanto o dos tricolores, mesmo tendo que jogar a 100km da capital paulista, é o Sport, já rebaixado à Série B. Fora de casa, alviverdes pegam o Grêmio, invicto em seus domínios, e são-paulinos encaram o Goiás, um time sem maiores objetivos na competição.

Nenhum comentário: