terça-feira, 24 de novembro de 2009

Os dez maiores fracassos de vendas de discos.


Muitas vezes, as gravadoras investem bastante dinheiro em seus lançamentos, com a ilusória certeza de que terão ótimo retorno. Mas nem sempre isso ocorre, obviamente. Como diria o poeta Gonzaguinha, tem dias que de noite é assim mesmo.

Às vezes, são grandes nomes da música. Em outras, artistas que vendiam muito e que criaram grandes expectativas em torno de si. Mas quando o fracasso ocorre, é um horror. Conheça abaixo a história de 10 grandes fracassos de vendas de discos.

1-Araçá Azul - Caetano Veloso (1972)

Quando gravou esse disco, Caetano Veloso vivia uma fase de crescimento de vendagens. Mas ele preferiu contrariar as expectativas e lançar seu disco mais experimental, com músicas difíceis e sonoridade totalmente fora dos padrões. Resultado: o disco foi campeão de devoluções, na época, e um encalhe daqueles. Ficou muitos anos fora de catálogo, e hoje, só faz parte da coleção dos mais fanáticos fãs do artista baiano.

2-Invincible - Michael Jackson (2001)

Há dez anos Michael Jackson não lançava um disco de inéditas. Gastou-se uma fortuna em estúdios, divulgação e promoção desse álbum. Ele até estreou em primeiro lugar na parada americana, mas sumiu rapidamente, e tornou-se o maior fracasso de sua vitoriosa trajetória artística. Merecidamente. O CD é uma pálida lembrança do brilho desse grande criador.

3-RPM ( também conhecido como Quatro Coiotes) - RPM (1988)

O RPM foi o maior fenômeno de popularidade da história do rock brasileiro. Após lançar dois álbuns que, somados, venderam mais de três milhões de cópias em 1986, o grupo liderado pelo carismático cantor e baixista Paulo Ricardo resolveu fazer um super terceiro disco. A gravadora deu a eles tudo o que pediram- gravação no exterior, estúdios modernos, total liberdade criativa etc. Pena que, mergulhados em drogas, bebidas e estrelismo, os músicos estivessem tão sem inspiração. O disco foi um retumbante fracasso, vendendo menos de um décimo da expectativa da gravadora Sony, e praticamente determinou a separação da formação original do time, que só voltaria a se reunir em 2002.

4-She's The Boss - Mick Jagger (1985)

Após mais de vinte anos com os Rolling Stones, Mick Jagger resolveu lançar o primeiro disco solo. Sua ambição, na época, era provar que não precisava mais de Keith Richards e seus colegas para fazer sucesso, e passar a faturar sozinho. Quebrou a cara. Mesmo com todo o investimento em sua divulgação, She's The Boss não conseguiu ficar nem entre os dez mais vendidos nos Estados Unidos, e fez o cantor voltar rapidinho aos Stones. Ele até lançou outros trabalhos sozinho, mas nunca mais pensou em dar fim à sua galinha das pedras de ouro.

5-O Filho de José e Maria - Odair José (1977)

O cantor e compositor goiano era um dos artistas mais populares do Brasil nos anos 70. Suas canções simples e diretas conquistaram o grande público, que colocou músicas como Cadê Você e Pare de Tomar a Pilula no topo das paradas. A gravadora RCA fez a ele uma proposta milionária e o tirou da Polydor. A expectativa em torno de sua estreia na nova casa era grande. Só que Odair resolveu lançar uma ópera-rock inspirada na vida de Jesus Cristo, com sonoridade mais sofisticada e distante do seu estilo normal. Resultado: o disco não vendeu nada, a gravadora entrou em parafuso e nunca mais o cara conseguiu recuperar a enorme popularidade que teve.

6-Homo Sapiens - Jorge Ben Jor (1995)

Jorge Ben Jor ficou muitos anos longe das paradas de sucesso, embora fazendo shows para boas plateias. Em 1992, estourou com W/Brasil, e voltou a ser disputado pelas gravadoras. A Sony pagou uma fortuna pelo seu passe, e em 1995, achou que iria se dar bem. Homo Sapiens, o primeiro lançamento do contrato, foi trabalhado em termos promocionais de forma grandiosa. Sabem como o artista foi divulgado, com direito a cartazes e tudo? Acredite: Rei do Pop! Só que o CD era muito ruim, e a música de trabalho, Gostosa, não empolgou ninguém. Resultado: o disco encalhou que foi uma beleza.

7-Tiazinha Faz a Festa - Tiazinha (1999)

A Sony não aprendeu a lição com Jorge Ben Jor, e resolveu ir ainda mais longe. Tentou transformar Suzana Alves, a Tiazinha, então um fenômeno de popularidade ao participar do programa de Luciano Huck, em uma estrela pop. Gastaram uma fortuna e gravaram para ela um disco com músicas de Fausto Fawcett, Vinny, Alexandre Pires e outras celebridades pop, com participação de vários deles. A expectativa dos executivos da gravadora era vender um milhão de CDs. Só que a voz da mocinha era absurdamente ruim. O CD não vendeu nada e também foi campeão de devoluções, tanto que hoje é uma raridade que você não encontra em lugar algum. E quem está procurando?

8-Chinese Democracy - Guns N'Roses (2008)

Axl Rose demorou 14 anos para gravar esse disco, e nesses anos todos, mudou por completo a formação do Guns N'Roses. O CD chegou a ser encarado como uma lenda urbana, aquele trabalho que nunca veria a luz do dia. No entanto, em novembro de 2008, enfim Chinese Democracy chegou às lojas. No entanto, sem videoclipes promocionais e sem shows da banda, foi um fiasco. Entrou no terceiro lugar nos Estados Unidos e logo sumiu das paradas, vendendo menos de um décimo do que seus discos anteriores.

9-Glitter-Trilha Sonora Original do Filme - Mariah Carey (2001)

Mariah Carey foi uma das grandes estrelas dos anos 90. Vendeu milhões de discos, lotou shows pelo mundo, e levou a gravadora Virgin a tirá-la da Sony por uma verdadeira fortuna. Só que a moça entrou em parafuso justo nessa época, e lançou um filme, Glitter, que levou cacetada de toda a crítica e do público também. Sua trilha sonora não escapou ilesa. O CD não passou do sétimo lugar na parada americana, e ganhou poeira nas lojas de discos. O fiasco foi tão grande que a Virgin acabou pagando para a cantora ir embora, sem lançar mais nada da moça. Mas ela acabou dando a volta por cima.....

10- O Funk do Tchan - É O Tchan (2001)

Quando estourou em 1996 com seus sambas dançantes à moda baiana, o grupo desafiou as previsões dos críticos, conseguindo vender muitos discos durante alguns anos e não sumindo da noite para o dia. No entanto, toda festa chega ao fim. Em 2001 o grupo, que começava a ver sua popularidade cair ladeira abaixo, apostou forte em um último truque. Eles lançaram um CD dedicado ao funk carioca, regravando sucessos do gênero e lançando duas músicas novas. As tais inéditas, O Funk do Tchan e Quem Gosta do Tchan eram tão ruins que parecem ter sido compostas durante a gravação. Pior: as dançarinas Scheila Carvalho e Sheila Mello e o dançarino Jacaré também resolveram gravar como cantores. O disco vendeu tão pouco e foi tão ignorado pelo público que mergulhou o grupo em uma lenta e triste decadência.

Nenhum comentário: