quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Microsoft lançará serviço de computação em nuvem em janeiro.


A Microsoft afirmou nesta terça-feira (17) que lançará o Windows Azure, sistema de computação em nuvem, em 1o de janeiro, para aproveitar suas taxas de crescimento nos serviços e softwares na internet.

O Azure é uma plataforma online para programadores de software criarem seus próprios programas e contarem com um espaço para armazenar dados, que entrou em fase de testes há um ano.

O serviço estará plenamente pronto no início de 2010, disse nesta terça o arquiteto-chefe de softwares da Microsoft, Ray Ozzie, na conferência anual da companhia voltada a desenvolvedores de programas. Ele contou que o primeiro mês do serviço será gratuito e a cobrança começará em fevereiro.

Espera-se que a Microsoft seja um grande agente no mercado de computação em nuvem, o uso de softwares em centros de dados remotos pela internet.

Mas a empresa tem ficado para trás por causa do pioneirismo de rivais como a Amazon.com, que já vende memória com base nessa tecnologia, e o Google, que oferece um conjunto de programas online e gratuitos.

Nenhum comentário: