segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A mais de um mês do Natal, produção de panetones aquece mercado.


Coloridos, apetitosos e um tanto calóricos. Os panetones lembram o Natal e é por isso que os fabricantes, de olho nos fãs do doce, já começaram a abastecer as prateleiras de lojas, padarias e supermercados. Uma das fornadas teve início em setembro, quando muita gente nem bem estava pensando nas festas de fim de ano. Uma pesquisa da Nielsen mostra que os paulistas são os maiores consumidores de panetone do país.

Veja galeria de fotos de panetones “As pessoas olham e dizem: ‘Nossa, já tem panetone?’. E quem gosta sempre acaba levando um”, conta Nubia Santos de Freitas, gerente da padaria Dona Deôla, na Lapa, Zona Oeste da capital. A loja tem produção própria e faz, duas vezes por semanas, cerca de 120 panetones. “No fim de novembro, começam as encomendas das empresas e aumentamos para 500 unidades por semana.” O “culpado” pelas delícias nas prateleiras é o confeiteiro Jorge Ferreira de Souza, no ramo há dez anos. “Rapaz, não sou muito chegado não”, diz ele, ao ser questionado se gosta de panetone. Na Dona Deôla, existem seis variações do pão. As quatro lojas em São Paulo chegam a tirar do forno 3 mil pães de Natal só em novembro. Núbia diz que os que mais saem são os tradicionais, com frutas secas e chocolate, mas há a opção do de amêndoas com leite condensado e do bem-casado, que leva doce de leite. Só uma fatia de 100g deste último tem 328 kcal. "O pessoal diz que é uma tentação, sentem o cheiro do panetone quentinho na loja", brinca Marcos Aurélio Dudena, também gerente da Dona Deôla.

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