terça-feira, 24 de novembro de 2009

Google compra empresa de publicidade online.


O Google, líder de buscas na internet, anunciou nesta terça-feira (24) a compra da Teracent, empresa iniciante do Vale do Silício (no estado americano da Califórnia), onde estão concentradas grandes empresas e universidades ligadas à produção e estudos tecnológicos e científicos. A Teracent trabalha com tecnologia de exibição de publicidade e o negócio acirra a competição do Google com o Yahoo!.

A publicidade online é dividida entre pesquisa, geralmente propaganda em texto relacionada com o conteúdo de um site em que é veiculada; e de exibição, como banners que são comumente usados como recursos de estabelecimento de marcas pelas empresas.

A tecnologia da Teracent personaliza os anúncios gráficos com base em quem o vê, hora do dia e mesmo idioma do internauta.

A empresa de pesquisa comScore diz que o Yahoo! é o líder do segmento, com 14,5% de participação de mercado em setembro. O Google é o sexto, com 2,2%, apesar dos números não incluírem anúncios que as empresas vendem por meio de redes.

A operação marca o mais recente movimento em publicidade do Google, que comprou a empresa AdMob no início do mês e relançou um sistema de anúncios para incluir tecnologia da DoubleClick.

O presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, disse recentemente que a publicidade gráfica provavelmente será o "próximo negócio bilionário" do Google, que não revelou os termos do acordo com a Teracent.

Nenhum comentário: