segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Crédito retoma ritmo de crescimento de 2007.


A concessão de novos créditos ao consumidor para este fim de ano deverá aumentar entre 10% e 13% em dezembro e atingir R$ 56 bilhões.

O ritmo de crescimento da procura por crédito deverá ficar muito próximo do registrado em dezembro de 2007, o melhor Natal da década. Naquela época, a economia estava a todo vapor e o volume de novos financiamentos ao consumidor cresceu quase 15% em dezembro, na comparação com o mesmo mês de 2006.

O gerente de Indicadores de Mercado da Serasa Experian, Luiz Rabi, fez projeção com base num modelo que considera o comportamento de 325 variáveis.

- Se expurgarmos [desconsideramos] 2007, este será o melhor dezembro dos últimos três anos para o crédito

A cifra inclui todas as linhas de crédito com recursos livres das instituições financeiras (crédito direto ao consumidor, o CDC, empréstimo pessoal, consignado, cartão de crédito, cheque especial e veículos), menos o crédito imobiliário.

Em dezembro de 2008, por causa da crise, o acréscimo no volume de novos financiamentos foi insignificante: apenas 1,3% na comparação com 2007.

A grande disposição de aprovar empréstimos para o consumidor neste fim de ano é nítida entre bancos, financeiras e empresas de cartões de crédito. Para estimular os financiamentos, algumas instituições financeiras estão elevando os volumes para liberação de novos empréstimos e ampliando os prazos dos empréstimos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário: