segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ceará vence e está de volta à Série A.


A angústia do torcedor cearense terminou neste sábado, em Campinas, debaixo de muita chuva. Atuando fora de casa, o Ceará derrotou a Ponte Preta pelo placar de 2 a 1 e garantiu o retorno à elite do futebol nacional após 16 anos no Campeonato Brasileiro da Série B.

O gol do zagueiro Fabrício, aos 31 minutos da segunda etapa, definiu o acesso. O triunfo no interior paulista deixou o Ceará com 67 pontos, número que não poderá ser alcançado por Portuguesa e Figueirense, primeiros times fora da zona de classificação à Série A.

De quebra, a equipe de Paulo César Gusmão assumiu a vice-liderança do torneio, beneficiado pela derrota do Guarani para o Bahia, em Salvador.

Desinteressada nesta reta final de Série B por estar fora da briga pelo acesso e pelo rebaixamento à Série C, a Ponte Preta estacionou nos 52 pontos e caiu à oitava colocação no final desta 37ª rodada, e penúltima, do campeonato.

Com suas situações resolvidas no Brasileiro da Segunda Divisão, Ceará e Ponte Preta retornam a campo no próximo domingo para encerrarem suas participações na competição.

Às 17 horas, horário de Brasília, o Ceará festeja o acesso contra o América-RN, que ainda briga para evitar o rebaixamento, no Castelão. No mesmo instante, a Macaca encara o Duque de Caxias, em Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira.

Perto de fazer história e proporcionar uma alegria para sua torcida após 16 anos, o Ceará começou melhor a partida, apesar das dificuldades de trocar passes pelas condições do gramado do Moisés Lucarelli, assolado por uma forte chuva durante este sábado.

Em contrapartida, a Ponte Preta mostrava-se muito confusa no seu setor defensivo e cedia espaços, principalmente, para o meia Geraldo.

E, a partir de uma jogada do experiente camisa 10, o Ceará abriu o placar. Aos dez minutos, Geraldo cruzou para a área, na direção de Mota. Antes de o atacante cearense, o zagueiro Renan fez contra, e abriu o marcador para o adversário.

Depois de marcar o primeiro, os visitantes seguiram dominando o jogo e neutralizando as principais opções ofensivas da Macaca.

Com o controle da partida, o Ceará se aproximou de fazer o segundo gol aos 33 minutos. Depois de outra tentativa de cruzamento, Renan, novamente, desviou contra a meta da Ponte Preta. Entretanto, Gilson estava atento e conseguiu fazer uma belíssima defesa.

Sem assustar a defesa visitante, a Macaca apostou nas jogadas de bola parada para crescer no duelo. Aos 43 minutos, após cobrança de escanteio, o goleiro Lopes socou a bola para fora da área.

No entanto, ela sobrou nos pés de Fabiano Gadelha, que arriscou um chute de primeira e surpreendeu o arqueiro do Ceará por cobertura. Golaço da Ponte para concretizar a igualdade nos 45 minutos iniciais.

O segundo tempo começou cheio de emoções. Logo aos cinco minutos, o embalado Leandrinho, que entrou no intervalo, fez bela jogada individual e acertou a trave de Lopes.

Contudo, aos nove, Arlindo Maracanã pegou a sobra de um cruzamento e arriscou para o gol. A bola caprichosamente carimbou a trave, desta vez, de Gilson.

Após um início movimentado de segunda etapa, o ritmo de partida caiu, especialmente após a notícia dos gols do Duque de Caxias contra o Figueirense, em Florianópolis.

Com a derrota dos catarinenses, qualquer resultado no Moisés Lucarelli concretizaria o acesso dos nordestinos à Série A.

Aos 31 minutos, Jorge Henrique cobrou escanteio com precisão na cabeça de Fabrício. O zagueiro subiu mais alto que a zaga da Ponte Preta e cabeceou com precisão para fazer 2 a 1, sentenciando a volta do Ceará para a Primeira Divisão, após 16 anos.

Nenhum comentário: