sexta-feira, 27 de novembro de 2009

AC/DC volta ao Brasil para show no Estádio do Morumbi.


Foram 13 anos de espera desde a última aparição do AC/DC no Brasil. Mas nesta sexta-feira (27), os milhares de fãs da banda criada na Austrália em 1973 poderão rever seus ídolos, em um show que rola no estádio do Morumbi, em São Paulo.
E o retorno não poderia ocorrer em momento melhor. O quinteto formado por Brian Johnson (vocal), os irmãos Angus (guitarra solo) e Malcolm Young (guitarra base), Cliff Williams (baixo) e Phil Rudd (bateria) vive uma ótima fase.
Em outubro de 2008, eles lançaram Black Ice, seu primeiro disco de inéditas desde Stiff Upper Lip, de 2000. O CD se tornou rapidamente um fenômeno de vendas, atingindo a marca de 784 mil cópias vendidas nos Estados Unidos logo na semana de lançamento.
Mais: o disco liderou as paradas de sucesso de 28 países, impulsionado pela música Rock 'N' Roll Train, sua faixa de trabalho. Além disso, a banda está em meio a uma turnê de divulgação que tem obtido ótima recepção dos fãs.
Nada mal para um grupo que os inimigos acusam de gravar sempre o mesmo disco sem nunca mudar seu som, um rock and roll básico, beirando o heavy metal e recheado de riffs de guitarra de rock e também de blues.
Goste ou não, é preciso admitir que se trata de um trabalho autêntico, honesto e feito por quem tem competência e acredita piamente no rock como um meio de diversão e rebeldia.

O visual do guitarrista Angus Young, que usa um antigo uniforme escolar, é uma de suas marcas registradas, assim como o sino imenso no palco que é usado durante a música Hells Bells. Tem também a voz aguda de Brian Johnson.
O AC/DC iniciou a carreira na Austrália, e se mudou para a Inglaterra na segunda metade dos anos 70. Quando viviam uma ótima fase, perderam seu carismático vocalista, Bon Scott, morto em fevereiro de 1980 de overdose alcoólica.
O que poderia ter sido o fim da banda acabou inspirando seu disco mais conhecido. Lançado naquele mesmo ano, Back In Black é um dos discos de rock mais vendidos de todos os tempos, com hits como a faixa título e You Shook Me All Night Long.
No ano seguinte, For Those About To Rock (We Salute You) os levou ao primeiro lugar da parada americana pela primeira vez. Desde então, a banda se mantém na ativa, com um fã-clube fiel que se recusa a diminuir.
A primeira passagem do AC/DC no Brasil ocorreu na primeira edição do Rock In Rio, em 1985. A segunda rolou em 1996, com direito a um show inesquecível no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.
Ao vivo, o AC/DC não inventa, tocando sempre seus maiores sucessos e oferecendo ao público um som alto, potente e sem firulas. Músicas como as citadas acima e diversos outros hits podem ser esperados.
O show de 1996, que tive a oportunidade de ver, foi sensacional. Direto, energético e feito sob medida para quem não quer nada além de pular, dançar e se divertir durante quase duas horas. Além do que, é muito divertido ver Angus Young no palco.
Desnecessário dizer que Black Ice oferece mais do mesmo. O disco é puro AC/DC, e agradou em cheio quem já gostava deles, assim como irritou seus eternos inimigos. Sempre foi assim, sempre será assim.

Nenhum comentário: