segunda-feira, 30 de março de 2009

Milagre de Deus!!

Mergulhador ficará internado por mais uma semana, preveem médicos.






Por mais uma semana o mergulhador Emerson de Oliveira Abreu, de 36 anos, que teve a cabeça perfurada por um arpão enquanto praticava caça submarina, deverá permanecer internado no Hospital Adão Pereira Nunes (Saracuruna), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Segundo o neurocirurgião Manoel Moreira Filho, o paciente, que já foi transferido para a enfermaria, teve a vida salva por milímetros.
“Se o arpão se desviasse só alguns milímetros teria afetado a visão e lesionado a carótida e o paciente teria morrido. Graças à imagem tridimensional, conseguimos precisar o local exato da cirurgia. A operação durou cerca de duas horas. Ele está bem, lúcido e sem lesões motoras. Ainda serão necessários novos exames. Pode ser que ele tenha uma pequena perda do olfato, já que a trajetória do arpão foi muito próxima da fossa nasal. Se fosse um projétil de alto impacto, ele não teria sobrevivido”, calculou o neurocirurgião.

De acordo com o médico, 25 centímetros do arpão penetraram na região frontal direita do cérebro do mergulhador. Para a cirurgia, foi necessário ampliar um pouco o espaço do ferimento para controlar possíveis sangramentos. Moreira Filho disse ainda que, até o momento, não foram identificados problemas como infecções após a cirurgia.

“Ele está reagindo muito bem”, afirmou o neurocirurgião, que também é diretor do hospital.

A mulher do mergulhador, Cristiane, disse que só no meio da tarde, quando for ao hospital, terá mais informações sobre o estado de Emerson. Ela disse que ele escapou com vida por um milagre de Deus.

“Ele sempre trabalhou como mergulhador e estava terminando um curso, onde aprendia a evitar riscos. Há muito tempo praticava pesca submarina. Mas, depois desse susto, não vou mais deixar ele fazer isso, não. Ele escapou porque Deus quis. Fiquei apavorada, estou com medo até de banho de chuveiro”, disse Cristiane com quem Emerson tem dois filhos, de 15 e de 8 anos de idade.

Emerson foi o primeiro paciente a usar o equipamento de ressonância magnética e tomografia do centro de imagens da unidade. O Hospital de Saracuruna é a primeira unidade da rede pública de emergência a receber o equipamento. O centro de imagens foi inaugurado numa cerimônia nesta segunda-feira (30) pelo com o governador Sérgio Cabral, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes.

Arpão na cabeça

A vítima chegou lúcida à unidade de saúde e passou por uma cirurgia de alto risco por causa do pedaço do arpão preso na sua cabeça. A operação durou duas horas, e transcorreu sem problemas.

“Como o acidente não atingiu áreas nobres, ele chegou aqui lúcido, sem déficit nenhum motor. Depois de 24 horas do transcorrido, foram realizados novos exames neurológicos e tomográficos e não apresenta nenhuma lesão”, afirma o médico Manoel Moreira Filho.

O arpão que feriu o mergulhador Emerson teria partido do equipamento da própria vítima. Segundo a Secretaria de Saúde, ele contou que praticava sozinho a caça submarina na Ilha do Governador quando disparou o arpão, que resvalou numa pedra e voltou em direção à sua cabeça.

Nenhum comentário: